Bem, depois de tanto dormir, estudar, malhar e dormir de novo, resolvi parar aqui. Também, as circunstâncias são propícias.
Parece que todos já sabem do nosso companheiro Fidel, certo ? Tá, ele entregou o poder de Cuba, luta agora no campo das idéias, quase utópico (espero que não). Raúl, seu irmão 5 anos mais novo, assume o "poder" da ilha. Devemos lembrar que a situação de Raúl também não é la uma das melhores, ou seja, daqui a uns anos vai para o campo das idéias, ou outro campo, sei la.
Enfim, o que me preocupa profundamente nesse exato momento, é aqueles velhos comentários pseudo-democráticos que passaram a circular - com uma atenção especial, pela mídia internacional. Tais comentários variam entre: "Os líderes cubanos terão que tomar uma dura decisão: continuar com as fracassadas políticas do passado ou dar um passo histórico (Hillary Clinton)" à "A decisão de Castro de não voltar a assumir a lierança da ilha deve marcar o fim de uma era obscura na história Cubana (Barack Obama)".
Porém, poucas são as fontes que falam dos bens que Fidel implantou em Cuba após a ditadura Batista (ninguém fala do Batistazinho, né ?). Educação de altissima qualidade, saúde para todos, direito ao esporte, à cultura popular... ao cinema local. Fome é algo que os cubanos deixaram de conhecer após a Revolução Cubana. Entretanto, a população (eu disse a POPULAÇÃO) é pobre, não possuem recursos, o salário é baixo. Em contrapartida, por possuir um sistema politico voltado para o Socialismo, em Cuba não existe propriedade privada, acumulo de bens, e todas aqueles outros pontos que só existe no nosso tão "amado" Capitalismo, ou seja, o preço daquilo que você vende é o necessário para produzir, nenhum peso a mais, nenhum peso a menos.
Outro ponto que é bastante critico ao discutir sobre a Ilha, é a chamada liberdade de expressão ou a falta dela. Liberdade é uma condição de quem é livre. Expressão é a manifestação de pensamento por gestos ou palavras. Logo, liberdade de expressão, é o livre-arbítrio de qualquer pessoa para exprimir o que acha, ou o que deixa de achar sobre qualquer coisa, seja através de palavras, manifestações, etc. É fato que dentro de um sistema socialista, esse livre-arbítrio não existe (da forma que convencional). Mas, ao analisar certas repressões que ocorreram recentemente às Universidades Públicas do Brasil (UFBA, USP...), entre outros causos, chega-se a uma conclusão de que os estudantes públicos (no caso do Brasil) e os pobres (contexto mundial), dentro de um sistema capitalista "SELVAGEM" (não conheço outro), possuem uma falsa liberdade de expressão, vivem em uma falsa democracia. Ou seja, não possuem liberdade alguma de exprimir as suas insatisfações. Sem falar na falta da liberdade do ir e vir por conta da violência generalizada, o que não acontece em Cuba.
É muito comôdo para os capitalistas somente analisar os contras do sistema político adotado pela Ilha a mais de meio século moostrar a pobreza e afirmar que os Cubanos estão infelizes la dentro, através de casos onde as pessoas "fogem" da ilha para territórios norte-americano e, acredito que seja necessário também. Já imaginou se a galera percebesse que o mais justo, sem sombra de dúvida, para a atual situação do mundo é o socialismo, a quantidade de ricaços perdendo suas riquezas para os serviçais ?
http://www.youtube.com/watch?v=Ul-_Ah4DfCg&feature=related
Já sei o título do meu trabalho de conclusão de curso la na Faculdade de letras: Nação Zumbi também é ficção cientifica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário