quarta-feira, 29 de outubro de 2008





O rádio é um meio de comunicação indispensável na vida das pessoas, apesar de o verem como um veículo de difusão ultrapassada. Desde a sua criação até hoje, ele vem se reafirmando quanto ao seu poder de difundir e aproximar a sociedade. Logo, nem mesmo o mundo global, onde a televisão e a internet tornam-se mais acessíveis, determina o fim do rádio.
As relações entre os diversos lugares do espaço geográfico se dão por meio de fluxos e redes que se espelham pelo mundo em escalas hierarquizadas e densidades diferenciadas. Uma vez que nem todos os lugares têm acesso ao mesmo tipo de informação ou chegam através do mesmo tipo de difusão. No Brasil, há cidades do Sertão nordestino, por exemplo, onde a energia elétrica não chegou, o que torna inviável a presença de uma televisão, mas percebe-se o rádio que desempenha a função de difundir informação, entreter e aproximar a cidade do que acontece no país e no mundo. Mostrando a importância deste meio em manter as relações públicas em diversos lugares.
O rádio, além de ser o meio de comunicação mais acessível, vem se reafirmando , também, quanto a sua atualização. O chamado “rádio de internet”, já nasce buscando em outros meios recursos que possam ser agregados a mensagem radiofônica. Com essa junção, fatores determinantes nessa atualização surgem: a instantaneidade das informações e a capacidade do público de agregar audiências de regiões antes inacessíveis. Facilitando relações que, gradativamente, foram construídas ao longo da história do rádio.
As suas variadas manifestações interferem na construção da identidade de cada individuo, na sociedade. Pois os vínculos estabelecidos com as diversas programações musicais, jornalísticas ou publicitárias são peculiares da individualidade de cada um. Demonstrando a importância deste veículo de comunicação sobre a sociedade global.

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